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sábado, 15 de agosto de 2009

SEO Novo PageRank Sculpting e a Consolidação de Links

Publicada por CAOS CASLAS SECURITY

CAOS CASLAS SECURITY - Webmaster & SEO: A mportância da “Consolidação de Links.” no Novo "Google PageRank Sculpting"

A Google anunciou no passado mês de Junho, o seu novo PageRank Sculpting e desde essa altura que se instalou o caos no mundo bloggers e webmasters. Mas, pode detrás das cenas, uma serie de profissionais ligados ao SEO tem trabalhado em formas de providenciar os mesmos benefícios que foram pensados para serem conferidos pelo PR sculpting com nofollow através de métodos alternativos. De todos os métodos que surgiram, aquele que considerámos o mais interessante e promissor é a “Consolidação de Links.”

Vejamos como funciona a Consolidação de Links e como aproveitá-la em benefício do seu próprio blog.

1. A GOOGLE ESTÁ A EVAPORAR O ‘LINK JUICE’ ATRAVÉS DE LINKS NOFOLLOW


2. SELECCIONANDO QUAIS OS LINKS QUE RECEBEM ‘SUMO’ NUMA PÁGINA AINDA É MUITO IMPORTANTE
Recentemente houve um debate muito interessante entre Danny Sullivan e Matt Cutts, que achámos por bem traduzir para explicar este conceito.

Danny Sullivan: O PageRank não é espalhado igualmente entre todos os links e não o tem sido durante anos e anos, correcto? Como referi no ínicio, isto foi o que eu compreendi durante muito tempo, desde que a Google o insinuou em 2007. E durante a SMX Advanced, confirmou-se o caso.

“A Google decidiu por si mesmo quanto PageRank irá passar a cada link numa página particular. O número de links não interessa. A Google poderá decidir que alguns links não merecem crédito e não lhes dará qualquer PageRank. A utilização do nofollow não “conserva” o PageRank para os outros links; apenas previne esses links de poderem vir a receber PageRank, se a Google considerar dar-lhes algum, claro.”

Matt Cutts: Eu criei este post porque gostaria que as pessoas percebessem melhor o que é o PageRank, como funciona, e para clarificar as minhas respostas que dei na SMX Advanced. Sim, eu concordo que a Google decidiu por si quanto PageRank irá passar a cada link numa página particular. Mas isso não é razão para dizer que o PageRank é uma caixa negra; se eu conseguir providenciar às pessoas um modelo mental mais orientado, no global eu penso que isso é uma coisa boa. Por exemplo, no seu parágrafo se eu retirar a frase “o número de links não interessa”, eu gostaria de dizer que na grande maioria dos casos o número de links interessa sim, e eu prefiro que as pessoas saibam disso.

3. FAZER COISAS BOAS PELO SEO NÃO É PROPORCIONAL A UMA BOA EXPERIÊNCIA DE UTILIZADOR
(esta teoria prende-se essencialmente com o facto de puder vir a remover links que os motores de busca não consideram importantes, mas que na verdade são-no para os seus leitores)

Há algum tempo que venho a pensar como gerir a questão dos links nofollow/sculpting, não só em termos deste blog propriamente dito mas também do ponto de vista dos leitores e visitantes que aqui chegam. Algumas dúvidas surgem imediatamente:

  • Esconder/Redireccionar links com javascript é um trabalhão, e exclui aproximadamente 4% dos nossos visitantes que não têm o javascript ligado no browser (estudo SEOMoz);
  • Esconder links dentro de ficheiros Flash exclui cerca de 7% dos visitantes;
  • Ocultar/Disfarçar links poderá colocar-nos problemas com os motores de busca.

Uma das soluções para todas estas questões é a “Consolidação de Links”. Falando de uma forma simples, a consolidação é uma prática de minimizar o número de páginas que estão “linkadas”, consolidando o conteúdo num número de páginas menor. Este gráfico explica melhor esta teoria:

Com esta técnica, existem uma série de ressalvas em torno da experiência de utilizador, como aplicar, etc. No entanto, o inquilino básico - deixa de linkar para 6 URLs em cada página para 1, atinge uma série de objectivos que o link sculpting clássico referia. Existem uma série de áreas onde se utilizava links nofollow e onde esta estratégia faz todo o sentido:

  • Páginas de Login/Registo - porque não criar uma página para ambas?
  • Termos e Condições / Privacidade / etc - uma página simples com as âncoras correctas torna a informação mais interessante e num único local.
  • Sobre/Bio/Contactos/Publicidade - ainda que tenha páginas detalhadas para as quais gostava de enviar links específicos, uma página simples que contenha toda a informação e envie os utilizadores para os respectivos locais, funciona muito bem.
  • Comentários/Páginas de Autor - muitos sistemas já aplicam esta metodologia, mas novamente, é possível consolidar a informação dos utilizadores num URL apenas ao invés de ter várias páginas do mesmo utilizar.
  • Paginação - embora tecnicamente não seja a mesma coisa que os exemplos anteriores, muitos sites utilizam páginas com refrescamento em AJAX e isto pode funcionar bem.

A experiência de utilizador, na maioria dos casos, não se degrada uma vez que os próprios continuam a puder linkar, guardar e partilhar URLs. Os motores de busca vêem menos links por página, e sendo assim podem passar mais “sumo” para os locais mais importantes. E, finalmente, não é necessário executar grandes truques e códigos para manter o seu PageRank funcional.

Esta solução não é obviamente universal, e obviamente não é tão simples e limpa como o processo de nofollow sculpting. No entanto, sendo criativo e aplicando este processo com inteligência (sem esquecer o utilizador!), poderá atingir excelentes benefícios sem grandes trabalheiras.

Agradecemos que deixe o seu comentário e partilhe as suas opiniões acerca da forma como o PageRank funciona! Estamos ansiosos por ouvi-lo!

Até Já!

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